Visita ao Portugal dos Pequenitos
Fomos fazer uma visita guiada ao Portugal dos Pequenitos. A Marli explicou-nos muitas coisas sobre as viagens dos marinheiros portugueses por outros países e mostrou-nos algumas casas como a casa da Índia, de Macau, de Cabo verde, do Brasil. Depois fomos ver alguns monumentos em ponto pequeno de Portugal como os de Lisboa, o Mosteiro de Alcobaça, o Convento de Cristo e a Universidade Coimbra.
A seguir visitámos as casinhas típicas portuguesas. A Marli explicou-nos algumas coisas e depois nós entramos em algumas.
Acabámos a visita a brincar um pouco nos baloiços do parque.
Foi uma visita espetacular!
~Ang.: “Eu vi as casas. Nós fomos brincar nas casas. Brincámos nos baloiços.”
~ Isa.: “Nós fomos ao Portugal dos Pequenitos. Uma senhora esteve a ensinar. Nós brincámos nas casinhas pequenas. Ela levou-nos para quase todos os países.”
~ Mar.: “Nós fomos ver o castelo. Fomos com a menina na sombra. Ela disse sobre as casas. Houve uma casa que tinha telhas. Houve uma rainha que tomava chá.”
~ Mak.: “Eu brinquei nas casas. Eram pequenas. Fui com o S.. E entrei na outra.”
~ In.: “Nós fomos ao Portugal dos Pequenitos. Tinha baloiços e aviões. Nós vimos as casas. Ela disse sobre o chá e o bule.”
~ And.: “Fomos ao Portugal dos Pequenitos. Fomos para Lisboa. Havia lá uma sala. Vimos muitas casas pequeninas. A senhora esteve a explicar que aquele senhor era Jesus.”
~ S. S.: “Hoje fomos ao Portugal dos Pequenitos. Brincámos nas casinhas. A Marli ensinou…ela mostrou o forno a lenha. Tinha lá plantas. Vimos um bule.”
~ Isa.: “Nós fomos ao Portugal dos Pequenitos. Brincámos nas casinhas, nos baloiços e nos escorregas. Vi o dragão. Tinha cavalos e pessoas.”
~ Lou.: “Vimos as casinhas e entrámos na primeira entrada. Aquela que tinha o bule. Brincámos nas casinhas. O forno e o farol abriram. Havia uma casa que tinha uma varanda. Tirámos uma foto na mini Universidade.”
~ Sa.: “Nós fomos ao país do Darshit, que é a Índia, e a Cabo Verde. Nós vimos o filme da floresta do Brasil. Eu estava muito ansiosa para entrar nas casas.”
~ F.: “Tinha casas. Nós fomos ao Portugal dos Pequenitos. Tinha um parque e tinha pessoas. Tinha um dragão.”
~ S. M.: “Eu gostei de ir às casas. Encontrei uma casa secreta. O farol abria. Eu gostei de apertar os botões. Gostei de ver o cinema.”
~ Maf.: “Eu gostei do Portugal dos Pequenitos. Na primeira entrada tinha um bule de chá. A senhora queria beber chá e eles não sabiam o que era. Ela dizia “Toma para ti o chá”. Estava lá uma casa feita em pedra que era quente porque estavam lá por baixo os animais. Fomos à casa do Brasil e vimos a floresta da Amazónia.”
~ Lu.: “Eu gostei de ir ao Portugal dos Pequenitos. Eu fui às casinhas. Eu entrei numa casinha pequenina. Eu brinquei na casinha que tinha umas escadas.”
~ Is.: “A Marli falou do elefante na casa da Índia. Entrámos nas casas e brincámos. Tirámos fotos.”
~ G. B.: “Andei no escorrega e no baloiço.”
~J. M.: “Eu gostei do Portugal dos Pequenitos. Quando nós…eu vi um dragão quando chegámos. Estava lá uma casa onde estavam elefantes no mar. Eu vi o elefante na primeira casa.”
~Sam.: “Eu fui às casas pequenas. Fui a uma casa que tem escadas pequenitas. Não tinham nada lá dentro. Tinha uma porta pequenita. O farol era uma lareira.”
~ C.: “Hoje fomos ao Portugal dos Pequenitos. Estivemos a brincar nas casas. Vi uma casa verde. Estavam lá estátuas de cabeças. Fomos ao país do Dar.”
~ Si.: “Eu brinquei dentro das casas.”
~ Di.: “Eu gostei muito daquela história da Inês e do Pedro. Eles escolheram com quem o Pedro ia casar. Eles namoravam às escondidas. A mulher morreu. Eu brinquei nas casinhas e nos castelos.”
~ G. T.: “Eu brinquei nas casinhas. Ela estava a falar sobre os portugueses que foram descobrir outras terras. Fomos à casa de Cabo Verde. Vimos o D. Afonso Henriques.”