Visita ao Museu Machado de Castro
Fomos visitar o Museu Machado de Castro .
O museu tem um criptopórtico romano por baixo do que, até ao seculo IV, era o Forum romano no qual funcionavam todos os serviços que geriam a cidade da época. A cidade de Coimbra chamava-se Aeminium.
Caminhámos pelo criptopórtico e ficámos espantados com a enorme e impressionante construção em pedra, as abóbadas, as salas pequenas e escuras, as estátuas dos imperadores e outras particularidades que o senhor nos explicou.
Depois fomos visitar a Universidade. Foi muitíssimo interessante!
- C.: "Aquilo era muito antigo. Tinha escadas antigas. Deram nomes às cidades. Algumas pedras caíram há muito tempo."
- Si.: "O senhor estava a falar."
- Lo.: "Nós passámos por sete divisões escuras. Tinha lá a pedra sagrada. Punham lá animais e matavam-nos. Tinha lá uma cavalariça mas já não havia cavalos."
- An.: "Nós fomos ao museu. Passámos pelo escuro. As escadas tinham pedras."
- Isr.: "Ele mostrou as estátuas. Tinha um túnel. Era escuro. Uma estátua era uma moça."
- Mak.: "Gostei do museu. Eu vi o túnel. Era muito alto. Nós fomos pelas escadas. Tinha sete salas. Era muito longe."
- Ang.: "Eu vi o Forum. Eu vi o túnel. Nós fomos às escadas. O senhor falava das estátuas."
- Di.: “Eu gostei daquelas salas. Eu gostei daquela senhora que tinha os caracóis. A estátua. Gostei daquele quadro.”
- Sam.: “Nós fomos a um museu muito antigo. Vi os túneis. Vi duas caras de senhores. Eram estátuas. Vi a outra estátua.”
- S. S.: “Fomos ao museu.”
- Is.: “Fomos a um museu muito antigo. O homem…tinha pedras em cimas de areias. Nós vimos as abóbadas.”
- G. B.: “Eu vi as pedras, a cabeça, as estátuas.”
- J.: “Nós fomos ao Museu Machado de Castro. Eu gostei Estávamos a descer para entrar para aquelas coisas de pedra. Eu vi estátuas. Eram só cabeças.”
- F.: “Eu gostei do museu. Vi o túnel.”
- Maf.: “Tinha lá uma abóbada. Ele disse que as pessoas íam aquele lado e matavam os animais e punham lá em cima. Houve lá um terramoto, lá em cima, e caiu uma abóbada e ficou lá a outra parte. Tinha lá uma abóbada maior.”
- Lu.: “Eu gostei de ir ao Museu. O senhor disse para termos cuidado a descer as escadas. . Ele disse que se nós virássemos a abóbada ao contrário era um berço.”
- Isa.: “As esculturas eram eles que faziam do próprio rosto. Nós passámos no escuro. Eles faziam esculturas. Ele explicou sobre as coisas antigas. As escadas eram antigas.”
- Sa.: “Eu vi a cavalariça onde tinham muitos cavalos. Tinha lá uma grade. Eu vi aquelas cabeças por onde saía água. Nós fomos para as escadas. Quando íamos lá nos túneis.”
- Mar.: “Tinha lá buracos para tirar a terra que tinham. Eu fiquei com medo das alturas. Nós descemos as escadas. Estavam lá umas estátuas que eram dos reis (imperadores).”
- G. T.: “Tinha lá túneis e abóbadas. Passámos pela ponte e fiquei a tremer. Era muito alto. O chão antigo aumentava mais. Nós chegámos a outra sala e mais outra e mais outra…”