Visita à Torre de Anto
Fomos à Torre de Anto para participar na atividade “Um barbeiro que tocava guitarra”.
A Ágata contou-nos uma história e explicou-nos muitas coisas sobre o fado de Coimbra e sobre a guitarra de Coimbra que tem uma “lágrima” no topo do braço.
Falou-nos de Carlos Paredes, de Artur Paredes, seu pai, e de Zeca Afonso.
Visitámos o museu e vimos as guitarras de Coimbra e a viola.
O que aprendemos
- F.: “Gostei de ir à Torre de Anto. Gostei de pintar.”
- Sr.: “Gostei de ver a guitarra de Coimbra. Gostei de pintar.”
- J.: “A Ágata disse da guitarra que tinha uma boca na barriga”.
- C. M.: “A Ágata mostrou uma capa preta dos estudantes.”
- Rt.: “A Ágata ensinou a guitarra de Coimbra. Tem cabeça, braço, barriga e boca, que é o buraco. Falou do Zeca Afonso.”
- A.: “Eu aprendi sobre a guitarra de Coimbra e a viola. Falou do Artur Paredes.”
- Gl.: “Mexi na guitarra de Coimbra.”
- M.: “Nós vimos a guitarra de Coimbra. Estávamos a tocar. Subimos as escadas e pintámos uns desenhos.”
- Ros.: “Gostei de ir ver a guitarra de Coimbra.”
- Gu.: “Vi a guitarra.”
- C. F.: “A guitarra de Coimbra tem uma lágrima por cima do braço. Nós pintámos um desenho.”
- El.: “Gostei!”
- Rl.: “Gostei da viola.”
- T.: “Eu vi a viola e a guitarra.”
- L.: “Gostei da guitarra de Coimbra e do desenho.”
- U.: “Gostei!”
- R. F.: “A guitarra!” (apontando-a)
- B.: “Nós vimos um rádio. As escadas eram altas. Nós mexemos na guitarra. A capa era preta.”
- C.: “A Ágata contou uma história do barbeiro. Nós pintámos.”
- R. C.: “Eu toquei na guitarra de Coimbra.”
- Ga.: “Ela ensinou sobre a guitarra. Era o Carlos Paredes.”
- Sl.: “Eu gostei da guitarra de Coimbra.”