Projeto Neve
A Sa. quis saber mais sobre a neve e então convidou mais três colegas para fazer um projeto de investigação com ela: o L., a An. e o Ad..
1.ª fase: Organização
Reunidos discutiram o que já sabiam, o que queriam fazer, o que queriam saber e como queriam apresentar.
2.ª fase: Pesquisa
A seguir foram procurar livros sobre o tema na biblioteca da sala. Encontraram alguns sobre a água.
Para saber mais foram pesquisar na internet no computador da sala.
Ficaram espantados com as imagens espetaculares que encontraram e escolheram as que queriam imprimir, bem como o texto sobre a neve.
3.ª fase: Distribuição de tarefas e construção
Depois de imprimido começaram a recortar as imagens. Lemos o que estava escrito nos papeis e comentámos. Perceberam que a neve são cristais que vêm das nuvens e que nos lugares onde está muito frio a chuva transforma-se em neve.
Vimos também alguns desportos que as pessoas fazem na neve.
Decidiram pintar um grande cartaz que tinha que ter a montanha com neve, como as imagens que tinham visto.
Depois de seco colaram tudo o que tinham escolhido.
4.ª fase: Experiências com água
Para perceberem melhor o que é a neve fomos ao congelador ver o gelo. Colocámos água na cuvete e no dia seguinte, vimos que também estava congelada.
- “É água.”
- “É fria!”
Como não podiam fazer neve verdadeira fomos fazer neve a fingir com sal e água.
Foi tão divertido! Parecia quase neve!
5.ª fase: Comunicação
No fim é preciso comunicar aos colegas tudo o que aprenderam para que eles também possam saber.
No final todos fizeram a avaliação comentando o que gostaram e aprenderam.