História: "Será o mar o meu lugar?"
Estivemos a ouvir esta história que nos fala de um saco que vai parar ao mar.
Comentários sobre a história
- Em.: “O menino pensava que o saco era lixo!”
- Gb.: “Ele foi engolido pela baleia. Depois foi por uma gaivota e uma tartaruga.”
- Gu.: “O Tomé era um saco. Um rapaz fez um papagaio com o Tomé. A baleia engoliu-o e sentiu-se mal. Deu-se uma explosão e o Tomé saiu disparado da barriga da baleia.”
- J.: “O Tomé foi engolido por uma gaivota. O Tomé estava no fundo do mar. A baleia e a tartaruga comeram o Tomé. A tartaruga engasgou-se com o Tomé e não conseguia respirar.”
- C. F.: “O Tomé era um saco. O menino fez do Tomé um papagaio. Ele foi engolido pela baleia, pela gaivota e pela tartaruga. Ela não conseguia respirar.”
- B.: “O mar estava cheio de lixo.”
- Sr.: “A tartaruga engoliu o saco. O problema é que o saco estava no mar.”
- Gb.: “O lixo não pode ser atirado para o mar. Os peixes podem-se engasgar e morrer.”
- Gu.: “O lixo não pode ser atirado para o mar.”
- T.: “O lixo não pode ser atirado para o mar porque as baleias e os peixes podem ficar doentes.”
- C. F.: “Os peixes ficam doentes e morrem com o lixo no mar.”
- Rt.: “Não pode ser atirado lixo para o mar porque os peixes ficam doentes e não temos peixe para comer.”
- Sr.: “Se atirarmos lixo os peixes podem morrer.”
- M.: “Todos os animais marinhos podem morrer se as pessoas continuarem a deitar o lixo para o mar.”
- Gu.: “O saco quando fica velho tem que se deitar para o lixo e não para o mar.”
- Vários: “Temos que deitar os plásticos no contentor amarelo- o Plasticão.”
Depois estivemos a ver imagens na tela de artistas plásticos que fazem instalações e esculturas com plásticos retirados dos oceanos e que vão para o lixo, como Bordalo II.
Vimos também alguns vídeos sobre os plásticos nos oceanos. Conversámos sobre a poluição nos oceanos e sobre o problema dos plásticos e decidimos também fazer alguma coisa para chamar a atenção para este problema.
- Gb.: "Podemos fazer uma tartaruga de plástico."
- M.: "E o mar com garrafas azuis."
- C.F.: "Ouvimos o som da água. Podemos fazer o som da água com sacos."
- F.: "Podemos fazer a imagem no teto com peixes."
- C.: "Podemos tentar fazer um gato."
- C. M.: "Tentar fazer borboletas com palhinhas."
- T.: "Podemos fazer um vídeo para mostrar aos pais a falar dos plásticos."
- Sm.: "Podemos fazer uma águia de plástico."
- J.: "Podemos fazer uma pintura."
- M.: "Arranjamos uns pneus para fazer um macaco."
- Gu.: "Podemos fazer uma baleia."
- Rt.: "Podemos fazer pessoas a deitar lixo para o mar e dizer num vídeo "não podemos deitar lixo para o mar."