Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

..um espaço cheio de energia e alegria com o modelo do Movimento da Escola Moderna...n'O Pátio em Coimbra

Dança do "Pezinho da Vila"

Estivemos a aprender a dança folclórica, o “Pezinho da Vila”, que é dos Açores.

Para percebermos onde são os Açores estivemos, ontem, a ver no Mapa de Portugal e a tentar perceber o que é.

Estivemos a ouvir falar sobre o arquipélago, o que são ilhas, quantas são e os seus nomes. Também estivemos a ver algumas imagens na tela: a casa e os trajes típicos, a bandeira, a lagoa das sete cidades, entre outras. No final vimos o vídeo das pessoas a dançar o “Pezinho da Vila”.

mapa-arquipelago_generico-1536x831

R

148

Escutámos a lenda da Lagoa das Sete Cidades e gostámos imenso desta história de amor entre a princesa e o pastor.

Depois pintámos o mapa e desenhámos sobre as imagens que vimos e o que conversámos.

c7ca27417fa5016cf0fba61072b432b0

OIP (1)

OIP

Lendas da Lagoa das Sete Cidades

Existem algumas lendas referentes às lagoas, mas a mais conhecida e romântica é a da princesa Antília que tentou viver um amor proibido.

Assim como nos contos de fadas, existia um reino no local onde hoje está localizada a freguesia das Sete Cidades, e lá viviam a princesa Antília, que tinha lindos olhos azuis, e a sua família. Num dia normal de passeio pela região, a Princesa dos olhos azuis encontra-se com um Pastor de ovelhas de lindos olhos verdes, e foi amor à primeira vista.

Após esse primeiro encontro, os dois apaixonados encontravam-se sempre no mesmo local, à beira de um lago.

O problema é que o Rei desejava que a sua filha casasse com um Príncipe do reino vizinho e jamais permitiria que a sua filha casasse com uma pessoa de poucas posses.

Assim que descobriu os encontros escondidos, o Rei proibiu a Princesa de se encontrar com o pastor e de prosseguir com aquele amor. Muito triste e desesperada a Princesa Antília pediu um último encontro com o seu amor de olhos verdes, e assim aconteceu.

A despedida foi tão triste que os dois choraram bastante, e das lágrimas dos olhos azuis da Princesa formou a Lagoa Azul e dos olhos verdes do pastor formou a Lagoa Verde. Diz então a lenda que os dois foram separados, mas ficou a lembrança das lágrimas lado a lado que representa o eterno amor destes jovens apaixonados.

Conversa de grande grupo

* In.: “Eu gostei da dança, do vulcão, da bandeira e do planeta.”

* Lu.: “Eu gostei das flores. Tinham um pouco de amarelo. Gostei de quando ficaram a dançar. Gostei das ilhas.”

* G. T.: “Gostei da casa antiga. A família vivia lá. As senhoras e os senhores estavam a bater os pés. A blusa era branca.”

* Lo.: “Quando estavam a cantar diziam: “ponha aqui os pés”. As roupas de antigamente não eram muito bonitas! Eles punham as mãos no ar. Eles caminhavam com um braço entrelaçado no outro.”

* Si.: “Estavam a dançar. Com os pés!”

* Di.: “As senhoras dançaram. O senhor e a senhora estavam com a mão dada. Tinha um lenço azul.”

* Sa.: “Gostei de ver os senhores a dançar. Gostei das roupas. Eram roxas, azuis, verdes e vermelhas. Tinham chapéus e barretes.”

* S. S.: “Eu gostei da dança: o “Ponha aqui o seu pezinho”. Não gostei das roupas! Tinham chapéus. Gostei da música.”

* And.: “É parecido com uma águia (na bandeira; o açor). Gostei da água. O vulcão está debaixo da água. Os senhores estavam a dançar.”

* S. M.: “Gostei de estarem a fazer uma roda. Trocaram de mulheres. Um lago era verde e o outro era azul. Gostei da história. Tinha um vulcão.”