A Ópera "Carmen" e a orquestra
Estivemos a ver os vídeos sobre a Ópera “Carmen” de Georges Bizet, como tínhamos combinado na semana passada.
Primeiro vimos dois pequenos vídeos com a orquestra a tocar partes da abertura da ópera. A seguir vimos uma ária na qual “Carmen” e “D. José” cantam a canção que tínhamos ouvido em CD na semana passada: “Prés des remparts de Séville”.
Conversámos sobre a ópera, sobre o que fazem os músicos, que instrumentos estavam a tocar, o papel do maestro, o que estava a fazer a Carmen e o D. José e sobre outros pormenores que gostámos mais.
- Lr: “Tocaram tambor e violino.”
- J.: “ O senhor libertou a Carmen. Eles casaram!”
- D. P.: “Eu gostei daquela parte em que o senhor estava a tocar tambor. Gostei da parte do senhor a chamar a Carmen e da parte em que a Carmen se apaixonou. Um senhor estava a tocar trompete.”
- La.: “Eu gostei quando o homem se apaixonasse pela mulher e gostei que a mulher se apaixonasse por ele. Ela estava descalça. Gostei da figura da Carmen e do vestido dela.”
- Br.: “Estavam a usar violinos. Eu vi o senhor a mexer as mãos (maestro).”
- An.: “Eu gostei quando o senhor libertou a Carmen. A Carmen estava descalça. Ela mostrou a perna ao senhor. Eu gostei da parte quando eles se apaixonaram.”
- D. T.: “Vi o maestro. Eu gostei quando o senhor libertou a Carmen. Vi as pessoas a tocar violino e trompete.”
- S.: “Estavam a tocar saxofone.”
- K.: “Eu gostei da parte em que a Carmen estava a cantar e que o homem também cantasse.”
- Th.: “O senhor estava a cantar. Eu gostei. A senhora foi buscar um papel para se limpar e tirou a corda. Depois atirou o papel para o chão. Eles estavam-se a apaixonar.”
- Al.: “Eu gostei que a senhora estivesse a cantar. Gostei que o homem pegasse na mulher e que o homem libertasse a mulher.”
- Mr.: “Gostei que a menina cantasse e que o homem cantasse.”
No final fizémos um cartaz sobre os instrumentos da orquestra.