"A Lagartinha...." em padrões
Estivemos a ouvir a história “A Lagartinha muito comilona” que fala sobre a metamorfose da lagarta desde que sai do ovo até se tornar borboleta. “No princípio apareceu o ovo, depois a lagarta comeu, comeu, comeu…até ficar grande, construiu um casulo e transformou-se numa borboleta.” (vários)
Depois de comentarmos o que interpretámos da história foi-nos dada a ideia que a K. estava a dizer de manhã, quando pintou uma saia no seu desenho com duas cores que se repetiram dizendo “é um padrão”. Estivemos então a discutir o que seria um padrão.”Um padrão é como se fosse vermelho-verde, vermelho-verde.”
A seguir fomos pintar a nossa lagarta com a unidade de padrão que escolhemos. Alguns escolheram duas, outros três e outros quatro cores.
Foi muito interessante!
Interpretação da história
- G. M. : “Ela comeu muitos doces e ficou uma borboleta.”
- J.: “Eu gostei da parte em que se transformou numa borboleta. Gostei quando ela comeu um queque e uma melancia. Tinha 6 pernas.”
- D.: “Eu gostei da parte quando a lagarta comeu um queque e também gostei quando saiu do casulo.”
- Lr.: “Eu gostei que ela comesse doces e quando ela estava no casulo.”
- A.: “Eu gostei da parte de quando a lagarta se transformou numa borboleta. Ela comeu uma folha e ficou boa porque tinha comido muita coisa e ficou doente. Gostei da parte em que ela destruiu o casulo.”
- Br.: “Eu gostei quando a lagarta se transformou em borboleta. Tinha mais asas do que duas em cada lado. Tinha várias cores.”
- V.: “Eu gostei da parte quando a lagarta ficou borboleta e também da parte em que ela comeu uma melancia e uma salsicha. Ela ficou grande.”
- Al.: “Eu gostei que a lagarta se transformasse em borboleta e que ela comesse muitas frutas e que ele comesse uma folha.”
- K.: “Eu gostei da parte em que a lagarta se transformou numa borboleta e de quando ficou muito gorda.”
- S.: “Gostei quando a lagarta saiu do ovo e depois comeu um chupa-chupa, uma tarte e depois transformou-se em borboleta e estava às cores.”